Alta Floresta - Quinta-Feira, 14 Nov 2024

Agricultura e Pecuária participa de intercâmbio de conhecimento organizado pelo Sebrae/MT

Diretoria de Comunicação

Autor da Foto: Secretaria de Agricultura e Pecuária

Foi realizado no mês de outubro, um intercâmbio de conhecimento que foi uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), onde convidou a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Souza, explica que o Sebrae desenvolve intercâmbios, onde elabora um roteiro para visitar propriedades, cooperativas e associações. Essas propriedades tem como atividade o cultivo de hortaliças hidropônicas ou convencional.

“Essa visita é uma interação para que possamos conhecer novas tecnologias, formas de cultivo, manejo de cultivo e organização na comercialização”, explica o secretário de Agricultura e Pecuária. Ao todo foram seis dias de intercâmbio, onde foram realizadas 12 visitas, sendo em propriedades, cooperativas e associações.


Por exemplo, um dos locais visitado foi o Ceasa de Brasília, onde conheceram a dinâmico de funcionamento e organização administrativo. “A associação de produtores utiliza o Ceasa como uma forma de mercado”, explica. Souza.

O secretário explica que o intercâmbio procurou conhecer dinâmicas de comercialização que atuem no atacado e varejo. “É importante saber como realização os dois tipos de comercialização”. Aqui em Alta Floresta, a Secretaria de Agricultura e Pecuária quer incentivas a compra institucional, ou seja, busca fomentar a comercialização dos agricultores para os órgãos públicos.

“Conseguimos fazer uma boa troca de experiências. Como eles estão fazendo e o que podemos utilizar. Eles já possuem anos de atuação e isso pode nos auxiliar em ajustar algumas metodologias para a nossa realidade”, explica.


Uma das visitas foi no Assentamento Chapadinha, onde residem mais de 800 famílias. Inicialmente a comunidade se organizou em associação, mas, passaram a se organizar como cooperativa. Em 2023, o assentamento comercializou R$ 5 milhões, através das chamadas públicas e feiras itinerantes. Onde o Governo do Distrito Federal adquire para a merenda escola ou a própria Conab por meio de chamadas públicas.

O intercâmbio teve somente a participação de técnicos, onde foram também foram visitadas duas propriedades que trabalham com hortaliças orgânicas, sendo o objetivo conhecer as técnicas de manejo para controlar pragas e doenças, além de conhecer o processo de desenvolvimento de diversificação e de produção.


Em Alta Floresta, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva de hortaliças, dentro da agricultura familiar, e nesse contexto irá atender, por exemplo a Comunidade Gualalupe, que já desenvolver algumas ações. “Vamos intensificar esses trabalhos junto a agricultura familiar”, finaliza o secretário.

As mais vistas
planejar ok