Mais três nascentes foram integradas ao Programa Adote uma Nascente, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a sociedade. Agora, fazem parte da iniciativa as nascentes Ribeirão, Zogue Zogue e Aquarela.
O Adote uma Nascente é uma política pública desenvolvida no município, regulamentada pelo Projeto de Lei nº 024/2018, e já preserva mais de 77 hectares de áreas no perímetro urbano.
A nascente Ribeirão tem como padrinho a empresa Restauragro e como adotante a Escola Estadual Jardim Universitário. A nascente Zogue Zogue, por sua vez, conta com o Tiro de Guerra como padrinho e com os adotantes Restauragro e a Escola Municipal Vicente Francisco da Silva. Já a nascente Aquarela tem como padrinho a Associação dos Proprietários, Possuidores de Terrenos e Moradores do Loteamento Aquarela Hamoa Bairro Planejado.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca que o crescimento do programa Adote uma Nascente é fruto de uma ação conjunta com a sociedade.
“A participação da sociedade é um reflexo do sucesso do programa. A comunidade se envolveu e abraçou essa causa. Quando falamos em preservar e cuidar das nascentes, estamos falando em cuidar de nossas águas”, explica.
Embora o Adote uma Nascente tenha se tornado Lei Municipal em 2018, sua inspiração vem das ações realizadas no Projeto Olhos D'Água da Amazônia, que, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), inspirou a criação do programa.