A Câmara de Vereadores de Alta Floresta concedeu na manhã terça-feira (15) Moção de Congratulações para a Cooperativa dos Aquicultores do Portal da Amazônia (COOPERPAM), pela obtenção do selo SIM (Selo de Inspeção Municipal), condição indispensável para certificação de segurança e eficácia nos processos de produção. O selo representa o incentivo para a economia local e, principalmente, estímulo para a agricultura familiar, gerando emprego e renda de maneira sustentável.
“A obtenção do Sele Sim é um marco fundamental para a certificação de segurança e eficácia nos processos de produção. Esta conquista representa não apenas o reconhecimento da qualidade e segurança dos produtos, mas também uma grande vitória para a economia local e a agricultura familiar”, enfatiza o Parlamento.
Fundada em 12 de dezembro de 2012, a COOPERPAM iniciou sua trajetória com 29 cooperados fundadores e uma missão clara: promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura na região do Portal da Amazônia. Atualmente, a cooperativa abrange os municípios de Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás, cultivando espécies nativas como Pintado, Tambaqui, Tambatinga, Piau e Pirarucu. A produção anual de 2.500.000 quilos é comercializada em estados como Pará e São Paulo, além de frigoríficos parceiros no Mato Grosso.
Atualmente o quadro de diretores da COOPERPAM está composto pelos seguintes membros: Claudeci dos Santos – Presidente, Valmir Valverde – Vice- Presidente, Geovane Variane – Diretor Técnico, Janio Gaspar – Diretor Administrativo, Eleandro Luedke – Secretário, Adriano Cavalheiro – Diretor Comercial e Ricardo Zanzarine – Diretor Financeiro.
Com o selo SIM, os pequenos produtores, que são a espinha dorsal da cooperativa, terão a oportunidade de comercializar sua produção diretamente com a COOPERPAM, obtendo melhores preços e aumentando sua renda familiar. Além disso, a população de Alta Floresta poderá consumir peixes inspecionados, de alta qualidade e com garantia de origem, promovendo assim a segurança alimentar e oferecendo preços acessíveis.
Atualmente, a cooperativa conta com 50 cooperados, e com essa importante certificação, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a geração de empregos e a valorização da agricultura familiar, consolidando-se como um pilar essencial para o desenvolvimento econômico e social da região.