Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta convocou coletiva de imprensa - na manhã desta segunda-feira (17) – referente a implantação do novo sistema de inteligência artificial contratado pela Prefeitura Municipal para ampliar o monitoramento fiscal no município. A entidade demonstrou preocupação com possíveis impactos sobre os empresários locais e anunciou que solicitou uma reunião oficial com a gestão municipal, o Poder Legislativo e empresários locais, para o dia 24 de novembro, às 18h30, no auditório da CDL.
O presidente da CDL, Alex Fabiano, explicou que o sistema anunciado anteriormente nas redes da Prefeitura, quando ainda em matéria de estudo de implantação é algo novo, que a priori fará o cruzamento de dados de empresas do Simples Nacional, envolvendo informações de cartões, PIX, cartórios e notas fiscais.
“Essa nova inteligência artificial já está contratada e consta no Portal da Transparência. A preocupação é que ela possa emitir notificações retroativas de até cinco anos, em um momento em que o empresário está sofrendo com queda nas vendas e aumento da inadimplência”, afirmou Alex. Ele reforçou que mais de 70% das empresas enfrentam inadimplência elevada, e que uma mudança brusca na fiscalização poderia gerar um “baque muito grande” para o setor.
Contrato de R$ 480 mil por inexigibilidade
O sistema foi contratado via inexigibilidade de licitação, conforme o Termo nº 041/2025, publicado no Portal da Transparência. A empresa responsável é a Maximus Serviços Inteligentes Ltda, que fornecerá consultoria tributária, implantação do software, treinamento e suporte por 12 meses. O valor global do contrato é de R$ 480 mil, sendo R$ 120 mil na implantação e R$ 360 mil em parcelas mensais.
De acordo com a justificativa oficial, o objetivo é ampliar a eficiência da gestão tributária municipal, integrar dados financeiros e fiscais e permitir que a Prefeitura estimule a autorregularização de contribuintes, aumentando a arrecadação do ISS e reduzindo perdas.
Contadores também manifestam preocupação
O contador Odilei, que participou da reunião de apresentação do sistema à classe contábil, explicou que o software fará a integração de dados já existentes no SPED FISCAL com informações financeiras e cartoriais de cada empresa.
Segundo ele, a classe contábil vinha dialogando com a Prefeitura desde o ano passado para aprimorar processos, especialmente os relacionados à liberação de alvarás e integração com a RedeSim, mas a introdução do novo sistema trouxe dúvidas.
“isso vai ser utilizado pela Prefeitura através desse sistema que usa inteligência artificial e um software bem robusto para compilar essas informações e gerar um procedimento de autorregularização.”, destacou.
CDL pede transparência e planejamento
A CDL enfatizou que não é contra a tributação nem a favor da sonegação, mas cobra transparência, clareza nos critérios e um cronograma de implantação semelhante ao que ocorreu com a Reforma Tributária.
“Ninguém aqui é contra tributar e ninguém aqui é a favor de sonegação, mas nós queremos que as coisas sejam bem claras e de forma ordenada e programada”, afirmou Alex.
A entidade reforçou que o objetivo é garantir que o setor produtivo tenha segurança jurídica e previsibilidade no processo de fiscalização.
Reunião aberta ao comércio
A CDL convidou os empresários, contadores e representantes do setor produtivo para participar da reunião com a Prefeitura no dia 24 de novembro, às 18h30, no auditório da instituição. A expectativa é que o município apresente detalhadamente o funcionamento do sistema, os critérios de cruzamento de dados e os procedimentos de notificação e autorregularização.
A CDL afirmou que continuará acompanhando o tema “para defender os interesses do comércio e preservar o ambiente econômico de Alta Floresta”.