Diversos sites de grande porte, incluindo o X (antigo Twitter) e o ChatGPT, ficaram fora do ar nesta terça-feira (18/11) pela manhã, devido a problemas que afetaram a Cloudflare, uma importante empresa de infraestrutura de internet.
Milhares de usuários começaram a relatar problemas com os sites e com outros serviços, ao site de monitoramento de interrupções Downdetector logo após as 8h30 pelo horário de Brasília
A Cloudflare afirmou em um comunicado que havia observado "um pico de tráfego incomum em um dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 UTC [cerca de 8h20 em Brasília]", o que causou erros no tráfego que passava por sua rede.
Mais tarde, a empresa explicou que a "interrupção significativa" ocorreu depois que um arquivo de configuração criado para lidar com tráfego malicioso não funcionou como esperado e "provocou uma falha" em seu software que gerancia o tráfego para serviços mais amplos.
"Nós pedimos desculpas aos nossos clientes e à internet em geral por termos falhado com vocês hoje", disse a empresa em comunicado.
"Diante da importância dos serviços da Cloudflare, qualquer falha é inaceitável", acrescentou.
Embora o problema tenha sido resolvido, a empresa destacou que alguns serviços ainda poderiam apresentar erros ao voltarem a ficar online.
Mensagem de erro que apareceu nesta terça (18/11) para usuários do ChatGPT
Uma ampla gama de aplicativos e sites foi afetada pela interrupção da empresa na terça-feira.