O Hospital Central de Mato Grosso começa a funcionar na tarde desta segunda-feira (19), em Cuiabá, sob a administração do Hospital Israelita Albert Einstein. A unidade inicia os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e será voltada a casos de alta complexidade, com acesso exclusivamente por meio da regulação do SUS.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), neste primeiro dia serão atendidos 30 pacientes, sendo 10 crianças e 20 adultos, em consultas nas especialidades de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica.
O hospital conta com 287 leitos, dos quais 191 são de enfermaria e 96 de cuidados intensivos. Desse total, 60 leitos são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O centrocirúrgico possui 10 salas e uma sala híbrida com hemodinâmica.
A estrutura também dispõe de tecnologia para cirurgias minimamente invasivas, além de equipamentos como tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, hemodinâmica, eletroencefalografia, oxigenação por membrana extracorpórea e sistema de endoscopia.
Inaugurado em 19 de dezembro, o Hospital Central teve a obra concluída após 34 anos de paralisação. A área construída foi ampliada de 9 mil para 32 mil metros quadrados.
Na primeira semana de funcionamento, os atendimentos serão exclusivamente ambulatoriais, com foco na avaliação clínica e na realização de exames. As especialidades e os serviços serão ampliados de forma gradual, conforme o cronograma previsto, até que a unidade atinja a capacidade total de operação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/B/ziEYWqSQuVN4Z5A68JSg/imagens-internas-do-hospital-central-7719.jpg)