Ao realizar o lançamento da área de nascente Cristal, por meio dos trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sob coordenação do Programa Adote uma Nascente, o município contabiliza a décima sétima nascente com padrinho e adotante.
A cerimônia foi realizada na quinta-feira, dia 21 de setembro, tem como padrinho as escolas Jardim das Flores [municipal], Rui Barbosa [estadual], Instituto Ouro Verde (IOV), Paróquia Bom Pastor e o Deputado Estadual Valdir Mendes Barranco, e como adotante os moradores do bairro Bom Pastor.
"O Adote uma Nascente é uma política pública essencial para o cuidado das nascentes no espaço urbano da nossa cidade, especialmente porque mobiliza a sociedade para realizar as atividades de recuperação e cuidado desses espaços”, pontua Mequiel Zacarias Ferreira, representando os padrinhos e adotantes da Nascente Cristal.
Em nossa Nascente, através desse Programa, mobilizamos escolas, a comunidade, instituições e alguns parceiros para garantir que consigamos recuperar a área e desenvolver ações de educação ambiental que colaborem para o crescimento de todas e todos".
O diretor de Meio Ambiente, José Alessndo Rodrigues, fala deste importante momento “A adesão da Nascente Cristal ao programa Adote uma Nascente é estratégica para garantir uma área de recarga de águas ao córrego Cristal”, comenta.
De acordo com Rodrigues, esses novos padrinhos e adotantes refletem o envolvimento da comunidade altaflorestense, pois, envolve entidades e pessoas físicas, agregam muito a boa gestão ambiental já realizada e desta nova área.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, comemora os bons resultados do Programa Adote uma Nascente. “O adote não é um programa da gestão, essa é uma ação da comunidade. Ficamos felizes em ver que o prefeito Chico deu andamento e nos apoia nesse sentido. Também precisamos destacar os atores que são parceiros de longa data e os novos padrinhos e adotantes que estão chegando. Se Alta Floresta está reescrevendo esta página da sua história, isso é mérito da comunidade”, agradece.
Para o prefeito Chico Gamba, o mundo está se transformando, e essa mudança passa necessariamente por uma quebra de paradigmas. “O mundo exige isso. Precisamos pensar na produção, aliada a sustentabilidade. E, aqui em Alta Floresta, fazendo dando exemplo. Somos referência e exportadores de conhecimento e isso é muito bom, mostra que nós somos capazes e que nossa sociedade está unindo e caminhando junto”, finaliza.