No dia 30 de outubro, será realizado o Dia D nas unidades básicas de saúde, uma ação de promoção à saúde da mulher. Essas atividades fazem parte da campanha Outubro Rosa, mês dedicado ao enfrentamento ao câncer de mama e colón do útero.
Neste dia, haverá coleta de exames preventivos, avaliação odontológica, solicitação de mamografia (para mulheres acima de 40 anos com alto risco de câncer de mama e para mulheres entre 50 e 69 anos) e, em algumas unidades, atendimento médico.
As atividades terão início às 17h e término às 21h. Os atendimentos médicos, coleta de exames citopatológicos e avaliação odontológica serão realizados nas unidades dos bairros Vila Nova, Cidade Bela, Santa Rita de Cássia, Cidade Alta, Boa Nova, Boa Esperança, Universitário, Cidade Alta 2, Ana Neri, Santa Bárbara, Élida Rocha Borges e Jardim Araras.
A coleta de exames de Papanicolau e avaliação odontológica ocorrerão nas unidades dos bairros Bom Jesus, São José Operário e Jardim Primavera. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, foram estimados 62.580 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que corresponde a uma taxa de 43,74 casos para cada 100 mil mulheres.
Quando diagnosticado no início, a chance de cura do câncer de mama é de 92% a 97%. Em casos avançados, essa taxa cai para entre 80% e 40%. Fatores como idade acima dos 50 anos, predisposição genética (mutações nos genes BRCA1 e BRCA2), histórico familiar, menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes elevadas para o desenvolvimento do câncer de mama.