Teve início na manhã de ontem, sábado, dia 12 de outubro, a Força Tarefa de enfrentamento a crise hídrica de Alta Floresta, que tem como objetivo canalização da água que está na represa de propriedade de Carlinhos Redondo, até a estação de captação de águas da Concessionária Águas de Alta Floresta.
A Força Tarefa é uma iniciativa da Prefeitura com apoio da Concessionária Águas de Alta Floresta. Durante todo o dia as equipes estiveram trabalhando em duas frentes, onde uma equipe da Prefeitura [Equipe Nova Chance] está posicionamento os tubos por um trajeto de três quilômetros, que vai do sítio de Carlos Redondo, até a estação de captação de água. E, uma segunda equipe da Águas de Alta Floresta está fazendo a junção desses tubos. Neste sábado foram concluídos cerca de 45% de todo o trabalho.
Para este domingo, Equipe da Nova Chance irá concluir o posicionamento dos tubos até a captação de água, e posteriormente também fará a junção dos tubos para agilizar a conclusão deste trabalho, onde os trabalhos de junção dos tubos das equipes irá se encontrar.
Depois de concluída a junção dos tubos, será o momento de fazer a conexão da tubulação com um motor de captação que será instalado ao lado da represa, para bombeamento da água. Ao todo devem ser utilizados 500 tubos, sendo 170 com espessura de 200 mm e outros 330 com espessura de 150 mm.
Durante o dia o prefeito Chico Gamba, acompanhado do Diretor Operacional da Iguá Saneamento, Christopher Alves e colaboradores da concessionária fizeram uma vistoria na represa, onde estima-se que o local tenha uma capacidade de 60 mil metros cúbicos de água.
Além desta represa onde será captada a água, também estão sendo monitorados outros dois locais, para que, caso necessário seja realizada coleta de água dessas outras represas para esse local que recebeu tubulação.
Além desta ação emergencial, a Prefeitura de Alta Floresta, Ministério Público, AGER Sinop – que é a agência reguladora do contrato e a DUD/Sema-MT de Alta Floresta, estão aguardando um estudo técnico da empresa concessionária, onde ela irá apresentar soluções definitivas para que este problema não se repita, mesmo em situação de escassez hídrica.
Apesar de todo o esforço que está sendo realizado em Alta Floresta, cabe lembrar que é preciso utilizar água de forma consciente, pois, esse estresse hídrico não está ocorrendo somente no município. Existem relatos de estresse hídrico no Rio Negro, na praia Ponta Negra. Outro município afetado é Silves, no Estado do Amazonas. Também há relatos de seca em Benjamin Constant, também no Estado do Amazonas.