Alta Floresta - Quinta-Feira, 20 Nov 2025

Agricultores familiares recebem apoio da Conab para comercializar 1,56 milhão de toneladas de alimentos

agronoticia

Os agricultores familiares de Sergipe irão destinar cerca de 1,56 milhão de toneladas de alimentos às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os produtos foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como forma de apoio à produção dos agricultores e agricultoras a partir de três projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).

As operações iniciadas nesta semana se referem a 40 projetos apresentados e aprovados pela Companhia neste ano. Para a aquisição de todos os alimentos, a Conab irá destinar aproximadamente R$ 9,79 milhões, recursos repassados para a Companhia pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os projetos apresentados à Conab reúnem mais de mil famílias agricultoras, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. Do total de participantes, 81,4% são mulheres do campo, das águas e das florestas.

Já os produtos serão destinados a 75 unidades recebedoras, entre os equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas solidárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelas instituições beneficiadas.

Do total de alimentos a serem fornecidos pela agricultura familiar, ao menos 39,82 toneladas serão de proteínas, sendo a maior parte de pescados (35.975 quilos), seguido de carne bovina (3.177 quilos) e de frango (668 quilos). Os produtores também irão entregar 9.276 dúzias de ovos para as instituições. Os demais produtos se referem a alimentos como frutas, hortaliças, raízes, entre outros.

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.

As mais vistas
banner