As operações iniciadas nesta semana se referem a 40 projetos apresentados e aprovados pela Companhia neste ano. Para a aquisição de todos os alimentos, a Conab irá destinar aproximadamente R$ 9,79 milhões, recursos repassados para a Companhia pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os projetos apresentados à Conab reúnem mais de mil famílias agricultoras, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. Do total de participantes, 81,4% são mulheres do campo, das águas e das florestas.
Já os produtos serão destinados a 75 unidades recebedoras, entre os equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas solidárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelas instituições beneficiadas.
Do total de alimentos a serem fornecidos pela agricultura familiar, ao menos 39,82 toneladas serão de proteínas, sendo a maior parte de pescados (35.975 quilos), seguido de carne bovina (3.177 quilos) e de frango (668 quilos). Os produtores também irão entregar 9.276 dúzias de ovos para as instituições. Os demais produtos se referem a alimentos como frutas, hortaliças, raízes, entre outros.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.