Alta Floresta - Quinta-Feira, 20 Nov 2025

Pilotos e organização da Stock Car destacam qualidade da pista do Autódromo Internacional de MT

Principal campeonato do automobilismo brasileiro terá etapa no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, com treinos e provas entre quinta-feira (13) e sábado (15)

Olhar esportivo

Os roncos dos motores dos carros das equipes que disputarão a BRB Stock Car Pro Series já começam a ser ouvidos no Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Pilotos e dirigentes da organização iniciaram a programação nesta quarta-feira (12.11). Eles elogiaram a qualidade da pista mato-grossense e compararam a estrutura a grandes empreendimentos internacionais.


Ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichello, que compete pela equipe Cavaleiro/Full Time, da Toyota Corolla, afirmou que está ansioso para disputar, pela primeira vez, na capital mato-grossense.


"Estar aqui em Cuiabá é um grande prazer. Já vi que os demais pilotos estão superanimados e contando as horas para os carros entrarem nesta nova pista. Estamos vendo que a estrutura veio para ficar e que vai ser um grande autódromo", apontou.


O piloto Ricardo Zonta, também ex-piloto da Fórmula 1 e da equipe RCM Motorsport, da Mitsubishi Eclipse Cross, comparou a pista do autódromo mato-grossense com outras de nível internacional. "Vimos o tamanho do empreendimento, da estrutura e da qualidade do asfalto. É coisa de estrutura internacional", disse.


Além da Stock Car, o Autódromo do Estado de Mato Grosso também receberá os campeonatos nas categorias TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional.


As corridas vão inaugurar oficialmente a pista do autódromo do Parque Novo Mato Grosso, que tem 4,5 mil metros de extensão, 13 curvas e duas retas, sendo uma com 670 metros e outra de 750.


O traçado da pista seguiu as normas esportivas e de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo, assim, também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e de Motociclismo (CBA e CBM).


Líder da temporada 2025 da Stock Car, o piloto Felipe Fraga também elogiou a estrutura de iluminação da pista, que vai permitir que as corridas sejam realizadas, pela primeira vez na competição brasileira, de forma noturna. Ele é da equipe Eurofarma RC, também da Mitsubishi Eclipse Cross.


"Fiquei impressionado com a iluminação desta pista, mas impressionado mesmo. Já corri em outros países que também colocam muitos recursos, e fiquei em choque com a iluminação daqui. Para falar a verdade, eu não esperava essa estrutura", afirmou.


A estrutura de iluminação do autódromo mato-grossense conta com 128 torres metálicas e um total de 768 refletores.


As mais vistas
banner