Câmara do interior de MT aumenta salário de vereadores em 104%
Nas redes sociais o projeto causou revolta entre os moradores
THALYTA AMARAL / j1 agora
A Câmara de Vereadores de Nova Ubiratã (502 km ao norte de Cuiabá) aprovou na última segunda-feira (24) o aumento do salário dos parlamentares de R$ 4,2 mil para R$ 8,6 mil, o que representa um crescimento de 104%. O projeto foi aprovado com 6 votos favoráveis e três contrários.
A justificativa para a medida é que o salário dos vereadores não sofre reajuste desde 2016. Só foram contra o aumento Ari Antônio Basso (União), o Arizão, e Josias da Fonseca (MDB). Apesar de não votar, o presidente da Câmara, Heder Sais Machado (União), se posicionou favorável ao projeto.
A elevação dos salários deveria ser estendida ao prefeito, vice-prefeito e secretários, porém o Poder Executivo informou que não fará o reajuste neste momento.
Nas redes sociais o projeto causou revolta entre os moradores. "Fazem o que querem com o dinheiro do povo, só na surdina. Absurdo", postou uma internauta. "Não faz nada e aumenta o salário. O povo tem que acordar", criticou outro eleitor.
Com 9 vereadores, a Câmara de Nova Ubiratã não é uma das mais ativas do estado. Isso porque segundo calendário divulgado pela Casa, desde fevereiro foram realizadas apenas 10 sessões plenárias, com uma média de duas sessões por mês. Em julho as atividades serão suspensas por conta do recesso.