Alta Floresta - Segunda-Feira, 18 Nov 2024

Prefeitura de MT cancela Carnaval após aumento dos casos de covid-19

Verba que seria destinada para folia irá atender pacientes infectados com o coronavírus

do j1

Reprodução
O prefeito de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), Ari Lafin (PSDB), informou que a cidade não realizará festa popular de Carnaval por causa do aumento dos casos do novo coronavírus. Em janeiro foram confirmados 118 casos e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 foi reativado.

Em entrevista à imprensa o gestor afirmou que "não se pode arriscar" nesse momento de alta nos casos. "Reconheço a importância do Carnaval em outras regiões para o turismo e empregos, mas o município não compartilha desse perfil".

Segundo Lafin, a verba que seria utilizada para a festa será redirecionada para os atendimentos da covid-19 com ações como o aumento das equipes de atendimento e também na compra de equipamentos de proteção individual.

Outra medida foi a volta do Comitê de Enfrentamento da doença, que foi criado durante a pandemia e agora reativado por meio do decreto 1.033/2024, de 31 de janeiro. Esse grupo será responsável pela tomada de decisões sobre restrições, enfrentamento ao vírus e possíveis medidas emergenciais.

Para atender o aumento de casos, o Posto de Saúde da Família (PSF) Central ampliou os serviços e agora recebe pacientes também aos finais de semana e feriados, das 7h às 19h. Os casos positivos também podem receber orientação por meio de mensagem de WhatsApp em canal disponibilizado pela Prefeitura.

Apesar do alarde, foi registrada apenas uma morte pela covid-19 no município este ano, ou seja, na maioria dos casos os pacientes apresentaram sintomas leves, com recuperação rápida e tratamento em casa. 

Vacinação

Na coletiva o prefeito também fez um apelo para que a população retome a vacinação, que tem índices baixos no município. A imunização é realizada das 7h às 19h, nos PSFs Central e Nova Integração, de segunda a sexta-feira.
As mais vistas
planejar ok