Alta Floresta - Segunda-Feira, 18 Nov 2024

Mato Grosso tem 1,6 mil registros de dengue em 2024

Também foi constatado 97 casos de chikungunya, ambas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

do j1

Mosquito Aedes aegypti
Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado mostram que nas quatro primeiras semanas de janeiro foram notificados em Mato Grosso 1.697 casos de dengue e 97 de chikungunya, ambas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O sorotipo circulante da dengue é o Denv 1, que causou duas mortes em janeiro no estado. Além dos registros que já foram notificados, o documento traz outros 1.345 que estão sob investigação e entram na lista dos casos prováveis.

A situação é de maior alarde em Nova Guarita (897 km ao norte de Cuiabá), onde foram registrados esse ano 2.949 casos a cada 100 mil habitantes. A incidência leva em consideração o tamanho do município.

Em relação ao número de casos, a maior notificação ocorreu em Primavera do Leste (231 km ao sul), com 152 pessoas com a doença este ano. A capital Cuiabá teve apenas 26 casos no mesmo período. Já em relação à chikungunya, Tangará da Serra (239 km a médio-norte) foi o município com mais casos, totalizando 57 em quatro semanas.
As mais vistas
planejar ok