O ano de 2024 inicia-se com a campanha de conscientização as doenças mentais. A campanha conhecida como Janeiro Branco visa alertar a sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
De acordo com o Ministério da Saúde as doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatos, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também entram nessa relação os transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Em Alta Floresta, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que a depressão está em quarto lugar entre as principais enfermidades, respondendo por 4,4% das doenças durante a vida. Ainda segundo a OMS, a depressão ocupa o primeiro lugar quando considerado o tempo vivido com incapacidade ao longo da vida, correspondendo a 11%.
Segundo o portal do Ministério da Saúde, estudos mostram prevalência ao longo da vida em até 20% nas mulheres e 12% para os homens. Entre os fatores de risco estão o histórico familiar, transtornos psiquiátricos correlatos, estresse crônico, ansiedade crônica, disfunções hormonais, dependência de álcool e drogas ilícitas, entre outras.
Ainda segundo dados da OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sobresofre de depressão, ou seja, 11,7 milhões de pessoas. Ainda na América Latina, o Paraguai aparece com 5,2%, Uruguai 5% e Chile 5%. Para atendimento em Alta Floresta os cidadãos podem buscar orientar nas unidades de saúde ou ainda direto no CAPS, na rua B1, prédio da Fundação Servir.