Em 2023, além da Prefeitura superar o planejamento de pavimentação das vias urbanas, também merece destaque, a manutenção de pontes na área rural em bom estado. Assim como a pavimentação urbana, a manutenção de pontes também está dentro do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE).
O GPE é uma ferramenta de controle social que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), disponibilizou aos municípios, para verificar a evolução e os resultados dos trabalhos que cada município realiza. Tudo é acompanhado por uma equipe técnica.
Em 2023, por exemplo, Alta Floresta tinha como meta elevar de 79% para 83%, as pontes em bom estado, porém, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos alcançou 88%. “Esse resultado é mérito de toda nossa equipe. O prefeito nos dá as condições e as equipes de campo sabem da importância do seu trabalho”, pontua o secretário da pasta, Roberto Patel.
Desde o início da gestão os índices são positivos, em 2021, a meta era 55%, índice que foi alcançado. Em 2022, a meta era de 62%, e ficou em 79%. Somente em 2023 foram aplicados 232 aduelas grandes, 220 aduelas pequenas, 108 tubos de um metro, 380 tubos de 60 cm e 124 tubos de 40 cm.
Desde 2021, a Administração Municipal, reativou a fábrica de tubos e aduelas, que, além de agilizar o serviço, tornou-se possível a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto. “Além da qualidade do serviço, oferece segurança e o serviço é mais duradouro”, explica o prefeito Chico Gamba.