A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia.
Segundo a agência, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa do período seco, que reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.
"A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no país, típicas do período seco", explicou a Aneel.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa o custo da geração de energia elétrica no país. Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia as condições de geração e define a bandeira que será aplicada aos consumidores.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa o custo da geração de energia elétrica no país. Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia as condições de geração e define a bandeira que será aplicada aos consumidores.