Alta Floresta - Quarta-Feira, 21 Jan 2026

Novas regras que aumentam segurança do PIX entram em vigor em fevereiro; veja o que muda no alerta de golpe

A partir do momento em que alguém denunciar um golpe, o sistema automaticamente bloqueia a conta para onde o dinheiro foi transferido. O alerta do golpe poderá ser feito direto no aplicativo do banco.

Por Jornal Nacional

Foto: Reprodução/TV Globo

Todo dia, brasileiros são vítimas de golpes eletrônicos. As fraudes são muitas. A partir de fevereiro, todas as instituições financeiras vão ter que seguir novas regras do Banco Central que aumentam a segurança do PIX.

A Rita tinha o piso da garagem em obras e 40 problemas.

  • Rita Arai, aposentada: Nossa, tinha acho que 40 sacos de entulho.
  • Repórter: E a senhora queria se livrar dele?
  • Rita Arai, aposentada: Lógico, o pedreiro estava morrendo de vontade de colocar o novo.

Na correria, ela conseguiu encontrar uma empresa para colocar uma caçamba e retirar o entulho.

E quando tudo se conecta, o dinheiro já sumiu. Nesse sistema que funciona hoje os bancos conseguem recuperar menos de 10% do dinheiro roubado de pessoas via PIX. O baixo índice é indicado também como um dos motivos do aumento desses crimes. Agora uma nova regulamentação vai tentar mudar isso.


Vai funcionar assim: a partir do momento em que alguém denunciar um golpe, o sistema automaticamente vai bloquear a conta para onde o dinheiro foi transferido. Se não houver mais fundos nessa conta, o sistema vai buscar a conta seguinte, pra onde esse dinheiro foi transferido. E assim por diante. E o alerta do golpe vai poder ser feito direto no aplicativo do banco.


As mais vistas
banner